Encarte da "Caixa Palco"

Marcelo Fróes

A turnê do disco "Parabolicamará", lançado em janeiro de 1992, durou muito pouco. No final do ano, pouco antes de terminar seu mandato como vereador em Salvador, Gil fez uma temporada acústica no Ballroom de Nova Iorque com a participação dos saxofonistas Raul Mascarenhas e Zé Luís. Presente na platéia, o presidente da Warner – na época Beto Boaventura – comentou com Gil que "já era hora" de fazer um disco acústico. "Chegamos a gravar aquelas apresentações, pensando que aquele show já pudesse render um (novo) álbum desplugado", lembra Gil. No ano seguinte, Gil e a gravadora travaram entendimentos com a MTV – que já havia feito edições do programa Unplugged com João Bosco, Legião Urbana e Barão Vermelho – no sentido de que Gil gravasse o primeiro Unplugged nacional.

Para o ano de 1993, Gil tinha um outro compromisso – e com Caetano Veloso. Era o projeto de disco e show "Tropicália 2", em comemoração aos 25 anos do movimento. "Caetano achou melhor que o trabalho comemorativo se restringisse a nós, e por razões eminentemente práticas", comenta Gil. Na verdade, sem Nara Leão e os Mutantes, realmente aquele emblemático LP de 1968 jamais teria um volume 2 em 1993. "Tropicália 2" foi gravado no estúdio Nas Nuvens com produção de Liminha e foi lançado em agosto pela PolyGram (gravadora de Caetano), enquanto que a WEA ficou com direitos de lançá-lo internacionalmente. Apenas três grandes shows foram realizados por Gil e Caetano em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, após o que Gil envolveu-se pessoalmente na produção de faixas para o terceiro álbum de Marisa Monte, o que culminou com dois shows-relâmpago num evento em Munique. Somente na volta Gil começaria a preparar seu Unplugged, já no final de 1993.

Com uma banda montada por Celso Fonseca (violão) e que consistia de Arthur Maia (baixo), Jorge Gomes (bateria), Marcos Suzano (percussão) e Lucas Santana (flauta), Gil ensaiou exaustivamente. "A gente trabalhou intensivamente no estúdio. Pela primeira vez, eu ensaiei rigorosamente, para produzir os timbrados e as sonoridades", comenta Gil. "A exigência acústica era essa e eu segui à risca, trazendo para o repertório o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que foi um pedido pessoal do Lucas, e também A Novidade e Sampa, que eu gosto muito e que nunca havia cantado".

Unplugged foi lançado no Brasil em abril de 1994, quando Gil deu início à turnê com uma histórica temporada no Teatro Cecília Meirelles (RJ). Nos países latinos o disco trazia a música Las Tres Carabelas, de Augusto Algueró, aqui conhecida pela versão que Gil e Caetano haviam gravado no LP "Tropicália" de 1968, enquanto que nos Estados Unidos e na Europa "Acoustic" (como foi batizado) trazia The Secret Life Of Plants, de Stevie Wonder, no original em inglês e não na versão em português que Gil havia feito antes para gravar com Guilherme Arantes. Ambas as músicas saíram aqui somente no home video de Unplugged, lançado pela WEA ainda em 1994 e que também trazia com exclusividade as performances de A Linha e o Linho e Se Eu Quiser Falar com Deus. Quando remixado em 5.1 para o relançamento no formato DVD, o vídeo "Unplugged" foi enriquecido pela inclusão de três inéditas: Tempo Rei, Figura de Retórica e Domingo no Parque. Além de tudo isso, Gil ainda cantou – com as câmeras desligadas – as músicas Chiquinho Azevedo, Super-Homem e Mãe Solteira, registradas apenas em áudio pela WEA.

A turnê de Unplugged foi muito longa, durando quase 18 meses e atingindo todo o planeta – em especial Uruguai e Chile, países onde Gil nunca havia se apresentado até então. O repertório pouco variou do set list original do programa, apenas pela inclusão da instrumental Diabinho Maluco (de Jacob do Bandolim) e Saudade da Bahia, que Gil e banda gravaram no tributo a Dorival Caymmi produzido pela Sony Music em 1994.

"O meu Unplugged foi um CD muito bem recebido", analisa. "Depois do ‘Realce’, foi o meu disco que mais foi aclamado pelo público".

Junho, 2002

PS (1): A temporada acústica realizada por Gil no Ballroom de Nova Iorque entre 25 e 29 de novembro de 1992, e que poderia ter rendido o disco acústico inicialmente sugerido, trazia no seu set list as seguintes músicas (ordem do show): Chiclete com Banana, Aquele Abraço, Expresso 2222, Buda Nagô, Serafim, Sina, Flora, Up From The Skies, Nightingale (O Rouxinol), Chuckberry Fields Forever, Toda Menina Baiana, Palco e Não Chore Mais (No Woman, No Cry).
PS (2): O show com Marisa Monte, realizado em Munique a 27 de novembro de 1993, trouxe Gil cantando Palco, Buda
Nagô, Toda Menina Baiana e Stir It Up. Em dueto com Marisa, Gil cantou Meditação, Expresso 2222, Extra e Vamos Fugir.
PS (3): Os shows da turnê Unplugged tiveram um repertório que girava em torno do seguinte set list: Saudade da Bahia,
A Novidade, Refazenda, Realce, Parabolicamará, Diabinho Maluco, Tempo Rei, Expresso 2222, Chiclete com Banana,
Aquele Abraço, Palco, Toda Menina Baiana, Sampa, Madalena, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Domingo no Parque.