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Cálice

Gilberto Gil
Chico Buarque

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

© Gege Edições / Preta Music (EUA & Canadá) / © Cara Nova Editora Musical LTDA.

Outras gravações:
"Chico Buarque & Milton Nascimento", Chico Buarque e Milton Nascimento, Polygram Comércio
"Cantos e encontros de uns tempos", Chico César, Biscoito Fino
"Gabriel o Pensador", Gabriel O Pensador, Sony Music
"Álibi", Maria Bethânia, Philips
"Miucha e Tom Jobim", Miucha e Bebel, BMG
"MPB 4", MPB 4, Polygram
"Voce não entende o que eu falo", Banda DR. LAO, Luciano Melo, DJ Melo 2002
"Antônio Zambujo - até pensei que fosse minha", Antônio Zambujo, Som Livre 2016
"Fabiano V. Barreto", Banda Filhos Da Patria 2001
"Vai passar", Chico Buarque, EMI Music 2005
"Perfil", Chico Buarque, Polygram 1997
"Chico CD 3", Chico Buarque, Polygram 1994
"Coleção Chico Buarque", Chico Buarque, Sony Music 2010
"As mais belas canções de Chico Buarque", Chico Buarque, Encontros inesqueciveis - CD3 / Reader ' Universal Music 2003
"Chico Buarque", Chico Buarque, Universal Music 2001
"A música de Gilberto Gil", Chico Buarque - participação de Milton Nascimento, Universal Music 2003
"Grandes compositores", Chico Buarque, Globo-RGE 1997
"20 grandes sucessos de Chico Buarque", Chico Buarque c/Milton Nascimento, Polygram Comércio 1998
"Coleção Chico Buarque", Chico Buarque, Sony Music 2010
"Só MPB - Som Livre.com", Chico Buarque, Universal Music 2003
"Millenium", Chico Buarque com Milton Nascimento, Universal Music 2004
"Gilberto Gil - 2 lados", Chico Buarque e Milton Nascimento, Universal Music 2010
"10 hits - Chico Buarque", Chico Buarque e Milton Nascimento, Universal Music 2016
"Cantos e encontros de uns tempos pra cá", Chico césar, Biscoito Fino
"O axé, a voz, o violão" Daniela Mercury, Biscoito Fino 2016
"Ensaio vocal canta Chico Buarque" 2001
"Inc abandono de Gabri", Gabriel O Pensador, Sony Music 1995
"Gil & Chico sound + vision / phono 73", Universal Music 2004
"Gilberto Gil ao vivo - USP (1973)", Gilberto Gil, Discobertas 2017
"Gil + 10", Gilberto Gil & Milton Nascimento, Som Livre 2011
"Sound + vision - phono 73", Gilberto Gil e Chico Buarque, Universal Music 2005
"De volta ao começo", João Fenix, Biscoito Fino 2016
"Álibi", Maria Bethania, Philips 1978
"Personalidade", Maria Bethania, Polygram Comércio 1987
"20 obras primas", Maria Bethania, Polygram comércio 1995
"Minha história", Maria Bethania, Polygram Comércio 1992
"Bethânia canta chico {cd 2}", Maria Bethânia, Universal Music 2005
"Pátria amarga", Mariah, Maria do Espírito Santo Souza Marques 2014
"Comportamento geral - canções da resistência", Marya Bravo, Tratore Distribuição de CD'S
"Banda sinfonica do agreste", Meninos de Sao Caetano, Velas 1997
"T.s. Os Dias Eram Assim", Milton Nascimento e Chico Buarque, Som Livre 2017
"Missionarios Do Dizimo", RGE 1999
"Gil na delas", Miucha e Bebel, BMG 2005
"As totalmente d+ mix 3.0 - Baixo Leblon on the rocks", Mpb-4, Indie Records 2003
"A arte de cantar", Mpb-4, Sigla 1998
Mpb-4, Polygram, 1995
"Serie gold", Serie Gold, Universal Music 2002
"Série sem limite III - cd 1", Mpb-4, Universal Music 2001
"Chico Buarque - vol. 1", Mpb-4, Editora Globo 2000
"Serie melhor de dois", MPB-4, Universal Music 2000
"Nova série", Mpb4, Warner Music 2008
"Trilha sonora da novela Amor E Revolução", Pitty, Universal Music, Universal Music 2011
"Indireto", Pitty,Jean Dolabella e augusto nogueira, Augusto José Rezende Nogueira 2010
"Songbook Chico Buarque - vol 3", Sérgio Ricardo, Lumiar Discos 2015
"Projeto academico de direito da Unifacs faculdade da Bahia", Varios 2002



"A Polygram queria fazer um grande evento com todos os seus artistas no formato de encontros, e foi dada a mim e ao Chico a tarefa de compor e cantar uma música em dupla.

"Era semana santa e nós marcamos um encontro no sábado no apartamento dele, na Rodrigo de Freitas (a lagoa referida, aliás, por ele na letra). Eu pensei em levar alguma proposta e, um dia antes, no fim da tarde, me sentei no tatame, onde eu dormia na ápoca, e me pus a esvaziar os pensamentos circulantes para me concentrar. Como era sexta-feira da Paixão, a idéia do calvário e do cálice de Cristo me seduziu, e eu compus o refrão incorporando o pedido de Jesus no momento da agonia. Em seguida escrevi a primeira estrofe, que eu comecei me lembrando de uma bebida amarga chamada Fernet, italiana, de que o Chico gostava e que ele me oferecia sempre que eu ia a sua casa.

"No sábado não foi diferente: ele me trouxe um pouco da bebida, e eu já lhe mostrei o que tinha feito. Quando, cantando o refrão, eu cheguei ao 'cálice', no ato ele percebeu a ambiguidade que a palavra, cantada, adquiria, e a associou com 'cale-se', introduzindo na canção o sentido da censura. Depois, como eu tinha trazido só o refrão melodizado, trabalhamos na musicalização da estrofe a partir de idéias que ele apresentou. E combinamos um novo encontro.

"Ele acabou fazendo outras duas estrofes e eu mais uma, quatro no total, todas em oito decassílabos. Dois ou três dias depois nos revimos e definimos a sequência. Eu achei que devíamos intercalar nossas estrofes, porque elas não apresentavam um encadeamento linear entre si. Ele concordou, e a ordem ficou esta: a primeira, minha, a segunda, dele; a terceira, minha, e a última, dele.

"Na terceira, o quarto verso e os dois finais já foram influenciados pela idéia do Chico de usar o tema do silêncio. O termo, alías, já aparecia na outra estrofe minha, anterior: 'silêncio na cidade não se escuta', quer dizer: no barulho da cidade, não é possível escutar o silêncio; quer dizer: não adianta querer silêncio porque não há silêncio, ou seja: não há censura, a censura é uma quimera; além do mais, 'mesmo calada a boca, resta o peito' e 'mesmo calado o peito, resta a cuca': se cortam uma coisa, aparece outra.

"Aí, no dia em que nós fomos apresentar a música no show, desligaram o microfone logo depois de termos começado a cantá-la. Tenho a impressão de que ela tinha sido apresentada à censura, tendo-nos sido recomendado que não a cantássemos, mas nós fizemos uma desobediência civil e quisemos cantá-la."